Confirmada a banda Patusco no 12° Baile Municipal de Afogados da Ingazeira

13 fevereiro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A banda olindense Patusco confirmada no 12° Baile Municipal de Afogados da Ingazeira que será realizado no próximo sábado (18).

A história do surgimento do grupo anárquico místico carnavalesco patusco se confunde com a do carnaval de Olinda, e tudo foi graças ao carnavalesco “Tuca”. natural de Olinda, ainda quando criança era levado pela sua mãe para assistir as festas de momo do Recife. Muitas vezes pelo fascínio que o carnaval lhe provocava, ele dava umas escapadas para acompanhar os blocos de sujo e as “la ursa”, que pelo seu colorido e irreverência já encantava o pequeno.

Com o crescimento do carnaval de Olinda, esse autêntico folião, criado respirando carnaval e residindo no foco da folia olindense, não poderia fugir a regra: na adolescência começou a confeccionar máscaras, inspirado pelas imagens dos carnavais guardados em sua mente quando criança. Essas máscaras inicialmente foram confeccionadas de papel e cartolinas, porém, com o tempo e com o advento do mela mela, tuca passou a fazer fantasias e máscaras em plástico, ideia bastante inovadora até os dias atuais, considerando que tudo isso se deu em 1962, quando o mesmo fundou o primeiro bloco no seio do clã de sua família.

Das fantasias idealizadas por ele podemos destacar as araras, papagaios, pinguins e a de pato, sendo esta última, no carnaval de 1972, a responsável pelo nome do grupo, “Patusco”, e que passaria a ser destaque por toda mídia pela forma irreverente de se fazer carnaval.

As mesas podem ser adquiridas ao preço de 100 Reais. Ingressos individuais a 20. Durante o baile vai acontecer a divulgação do homenageado do Carnaval 2017, além do já tradicional concurso de fantasias.  


“Faremos um dos mais animados bailes dos últimos anos. Os ingressos e as mesas já estão à disposição na Secretaria de Cultura e Esportes,” declarou o Secretário Edygar Santos. A secretaria está localizada no Centro Desportivo Municipal, Rua Antônio Vidal, s/n. Para maiores informações, consultar Edygar Santos, através do telefone 87 - 99660 3999.