Carnaval: Estudantes da rede municipal de Tuparetama festejaram com muita folia

24 fevereiro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Todas as escolas realizaram comemorações  

As Escolas Municipais de Tuparetama realizaram nesta sexta-feira (24) o carnaval ao ritmo do frevo. Os alunos prepararam durante a semana fantasias e adereços com orientações dos professores. Hoje os estudantes, da creche ao ensino fundamental, fizeram desfile de fantasias, concurso de passos de frevo, molha molha, jogo de futebol das virgens e saíram pelas ruas da cidade com blocos de folia, entre outras comemorações. O diretor da Escola Francisco Zeferino Pessoa, Hélio Gustavo, trabalhou a semana com oficinas de dança e confecções de máscaras e fantasias com os alunos do 1º ao 9º ano. Hoje Hélio colocou o carro de som acompanhando os estudantes no percurso da escola até a Quadra Poliesportiva Gov. Eduardo Campos, na Vila Bom Jesus, que foi decorada com ajuda da comunidade. 

Na quadra ocorreram desfiles, brincadeiras e o concurso de fantasias do Rei e da Rainha da escola que elegeu Ana Clara de 10 anos como rainha vestida de Passista do Frevo. O título de rei ficou com José Michael de 9 anos fantasiado como a Catráia da Misericórdia. "Nosso trabalho teve o objetivo de incentivar a arte infantil e também homenagear os carnavalescos antigos de Tuparetama", disse o professor Hélio Gustavo.

As crianças da Creche Mikaelle Nunes tiveram brincadeiras com palhaços, premiações das melhores fantasias e receberam pipocas, balas e pirulitos.

O frevo da troça carnavalesca Só no Pé embalou os alunos da Escola Pe Adelmo Santos Simões pelas ruas da cidade. E a Escola Francisco Chaves fez o carnaval no Ginásio Municipal Euclides Miguel com apresentações de blocos relembrando o mela mela de outras épocas da cidade.

Nas duas escolas do campo José Agostinho e Anchieta Torres também teve folia. O carnaval dos estudantes do distrito de Santa Rita foi na Quadra Poliesportiva da Escola Anchieta Torres e nas ruas da comunidade. Mais uma vez os alunos expressaram a espontaneidade e a alegria com a qual o brasileiro festeja o carnaval.

O Carnaval do Vila na Folia 

O diretor da Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa, Hélio Gustavo, retornará agora à tarde às ruas da Vila Bom Jesus com os estudantes do 6º ao 9º ano. Está marcado para os alunos mostrarem o trabalho de pesquisa que fizeram durante a semana em visita à Casa da Cultura para pesquisar os antigos movimentos carnavalescos da cidade.

O Carnaval do Vila na Folia foi um nome dado pelos alunos ao bloco que deve desfilar pelas ruas da Vila Bom Jesus finalizando o percurso na Quadra Poliesportiva Gov. Eduardo Campos. "Com estes alunos nosso objetivo foi resgatar a história do carnaval na cidade. E com isto fico satisfeito com a dedicação e responsabilidade com que os estudantes e todos da escola fizeram este trabalho", falou Hélio Gustavo. (ASCOM)