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quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Vai aproveitar a Black Friday? O Procon municipal de Tabira/PE dá dicas para realizar uma compra segura

É de suma importância que o consumidor antes de realizar qualquer compra na internet procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro. Evite sites desconhecidos e que exibem como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares. Instale programas de antivírus e o firewall e os mantenha atualizados em seu computador. Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos.

A Dra. Giselly Marques orienta que antes de efetuar a compra, o consumidor pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor também é fundamental.

Outro alerta diz respeito a contratação da GARANTIA ESTENDIDA, visto que é bem evidente que a garantia estendida se torna sem sentido pois o consumidor compra um produto que já possui garantia legal e provavelmente contratual.

Daí por estar sendo enganado adicionalmente opta por adquirir um seguro para cobrir o que já está coberto.

Contudo, mesmo que você não tenha o hábito de contratar a garantia estendida é recomendado que fique bem atento!

É que as grandes lojas costumam embutir, mediante “venda casada”, a garantia estendida e outros seguros na venda de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos.

O consumidor acaba então contratando o seguro sem saber!

Sem o direito à informação, acredita que está pagando o preço do produto sem saber que, na realidade, está arcando também com uma garantia não desejada ou não avaliada.

Por esse motivo, é prudente tomar tempo para ler todos os contratos e termos que assina e analisar a composição do preço do produto.

Lembre-se que os seguros e a garantia estendida são opcionais e o consumidor poderá rejeitá-los ou desistir a qualquer momento.

Um outro motivo que indica que este seguro não compensa é que todos os produtos comercializados em território nacional já possuem garantia!

Isso mesmo! Obrigatoriamente toda empresa precisa cumprir o prazo de garantia legal obrigatório estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Garantia Obrigatória – Quais os Prazos?

Os prazos de garantia legal são: 
30 (trinta) dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável (um alimento por exemplo); 
90 (noventa) dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável (um eletrodoméstico ou eletrônico por exemplo). 

A contagem do prazo de garantia legal para vícios evidentes e de fácil constatação inicia-se a partir da efetiva entrega do produto ao cliente.

Contudo, para vícios ocultos a contagem do prazo de garantia legal inicia-se a partir do momento em que o vício é constatado ou se torna evidente.

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