Social Icons

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Professor do IFPE Afogados participa do livro Dialogando Sobre o Ensino da Educação Física: O Atletismo na Escola.

O campo pedagógico da educação Física escolar foi marcado por uma série de debates sobre sua função e importância dentro da escola. A partir do final da década de 1970, surgiu uma polaridade de propostas pedagógicas com intuito de transformar a prática da Educação Física na escola. Entretanto, esta produção forneceu poucos elementos para a construção de propostas de intervenção. Tais debates se prenderam mais em tentar prescrever como deveriam ser as aulas do que buscar saídas para sua intervenção. Foi para dar conta desta lacuna no campo profissional e acadêmico da Educação Física que esta obra surge. Neste livro, compartilhamos experiências sobre o tratamento pedagógico do atletismo tanto com atividades práticas como em debates conceituais. Esperamos desta forma que este material some às outras propostas já existentes e a rica experiência dos professores que diariamente atuam com a Educação Física na escola.

Identificamos que as experiências dos professores no “chão da escola” tem um valor significativo para a prática pedagógica. Pensando nisso, surge essa proposta de intervenção baseada nas experiências desses educadores. Participam como autores professores de escolas públicas municipais, estaduais e federais da região do Vale do São Francisco. Além disso, em seu prefácio é recomendado por grandes ícones da Educação Física brasileira o professor João Batista Freire e o professor Antônio Soares.

Participantes da capacitação
É nossa intenção que o professor se reconheça nessa proposta como coautor das atividades presentes no livro. No entanto, a simples descrição de atividades não é a única finalidade do livro, mas uma discussão diferenciada de como abordar essas atividades. Para isso, buscamos na literatura acadêmica princípios que devem ser abordados para que uma aula seja considerada dentro da proposta de Boas Práticas. São 11 princípios que devem estar presentes nas aulas de Educação Física na escola.

Equipe do LECPEF
Professor João Gabriel do IFPE Afogados (ao centro)
Para a construção desse livro foi ofertada uma capacitação aos professores de Educação Física da região do Vale do São Francisco. O Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da UNIVASF foi o responsável por ministrar esse curso. Através das atividades que foram desenvolvidas, uma troca de experiências entre o professor no “chão da escola” e a Universidade pôde ser concretizada, assim nossa intenção é que as paredes que separam a Universidade da escola sejam quebradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário