Social Icons

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Itapetim e Brejinho tem últimas eleições ganhas pelo mesmo clã político, já em Arcoverde quem ganha rompe com o grupo

Informa a “Folha de São Paulo” deste domingo (6) que 76 dos 5.570 municípios brasileiros seguem sob controle dos mesmos partidos há cinco eleições e coloca Itapetim (PE) neste pacote.

Cita, dentre outras, Feira da Santana (DEM-BA), Rio Doce (PT-MG), Catolé do Rocha (PTB-PB), Teresina (PSDB-PI), Santiago (PP-RS), Murici (PMDB-AL), Ijuí (PDT-RS) e Itapetim (PSB-PE).

No caso de Feira de Santana, por exemplo, o DEM venceu as últimas cinco eleições municipais. O prefeito eleito é José Ronaldo, que era ligado ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

No caso de Teresina, a prefeitura está há cinco eleições nas mãos dos tucanos Wall Ferraz, Sílvio Mendes e Firmino Filho. Este último foi colega de Eduardo Campos na Faculdade de Economia da UFPE.

No caso de Itapetim, a prefeitura vem há mais de 20 anos sob controle do mesmo grupo que tinha José Lopes (que foi prefeito três vezes e depois saiu do grupo a que pertencia), Adelmo Moura(PSB), que se elegeu prefeito pela quarta vez e Arquimedes Machado (PSB), que se elegeu em 2012 mas não quis disputar a reeleição este ano. Abriu para Adelmo Moura.

A “Folha” esqueceu de outros municípios pernambucanos na mesma situação, a exemplo de Brejinho e Arcoverde, para citar apenas esses dois.

Em Brejinho, o mesmo grupo político, liderado pelo prefeito em final de mandato José Vanderley (PSB), venceu as seis últimas eleições: foram quatro vitórias dele, uma de Francisco Dudu (apoiado por ele e hoje fora do seu grupo político) e outra de Tânia Maria (PSB), que se elegeu agora em 2 de outubro.

Em Arcoverde, o mesmo grupo político também venceu as seis últimas eleições: foram duas vitórias de Rosa Barros (PR), duas de Zeca Cavalcanti (PTB) e duas de Madalena Brito (PSB).

Todos eram do mesmo grupo político. Zeca quando se elegeu rompeu com Rosa, e Madalena quando se elegeu rompeu com Zeca, que hoje é deputado federal pelo PTB. Madalena derrotou nas últimas eleições a esposa de Zena, Nerianny, por 60% a 40%. (Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário