Social Icons

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alunos de São José do Egito, participam do QUANTA em Lucknow na Índia


Por Tarcízio Leite: 

De acordo com o http://www.cmseducation.org/quanta/history.htm , QUANTA foi organizado pela primeira vez no ano de 1994, como um evento nacional.

Com o sucesso e grande entusiasmo gerado entre os concorrentes e estudantes, QUANTA passou a ser organizado como uma competição internacional desde 1995.

Um total de quarenta países já participaram do concurso e a agora a competição é de nível nacional e internacional.

Em São José do Egito, no dia 13 de novembro, domingo passado, Naíra Maria Amaral Leite, de São José do Egito, aluna do 3º ano do ensino médio e Técnico Meio Ambiente, filha do Contabilista/Economista Tarcízio Leite e o aluno Karlos Hedylson, filho de Naldinho e Rubênia Rodrigues de Santa Terezinha, aluno do 1º ano do ensino médio e Técnico em Administração, acompanhados do professor de matemática , Márcio Santos Siqueira, alunos e professor da ETE – Escola Técnica Estadual Célia Siquera, saíram com destino ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freire, de onde embarcaram às 18:18h para São Paulo e de lá direto para cidade de Lucknow na Índia onde estão participando do QUANTA.

Estavam na lista da viagem também o diretor da ETE – Escola Técnica Estadual Célia Siqueira, Niedson Amaral e a aluna Samara Oliveira que mora na Prata – PB.

A aluna Samara Oliveira, por problemas na passagem, não foi possível acompanhar a equipe.

O Governo do Estado entrou com as passagens áreas e os alunos e o professor bancaram o restante das despesas, como passaporte, alimentação e hospedagem.

O diretor da ETE, professor Niedson Amaral, de acordo com informação do mesmo, ficou fora da lista e não foi possível acompanhar a equipe, pois sua passagem não foi liberada sob a alegação de contenção de despesas.

Como as despesas seriam realmente altas, em torno de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) com a expectativa de irem cinco pessoas, foi feita até uma vaquinha por meio da internet, entretanto apenas R$ 420,00 foram arrecadados.

Foram também feitos pedágios onde a população colaborou para arrecadação de parte destes recursos.

Hoje foi a cerimônia de abertura Quanta 2016 em Lucknow na Índia, sendo o seu encerramento no dia 20 de novembro.

Os Alunos representando São José do Egito e o pajeú, participarão de provas de robótica, matemática, dentre outras, durante a jornada de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário