Social Icons

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Afogados da Ingazeira na luta contra a AIDS

O dia 1º de Dezembro é consagrado, em todo o mundo, como o dia mundial de combate à AIDS. A secretaria de saúde de Afogados da Ingazeira programou uma semana inteira de atividades educativas nos colégios do município. A atividade é coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA. 

Jovens e adultos estão participando de rodas de conversas, exibição de curtas-metragens sobre o tema e que relatam histórias de pessoas soropositivas. Além de um vídeo que conta a história da evolução da AIDS no mundo. Além dessas atividades a equipe do CTA também estará realizando testes rápidos durante toda a semana.

“Essa ação é uma ação de rotina em nosso calendário de atividades, mas essa semana de luta mundial contra a AIDS a gente está intensificando ações nas escolas e em pontos específicos do município, onde nós sabemos que tem uma grande circulação de pessoas para que elas possam se conscientizar. E que essas pessoas também possam fazer o teste rápido, que saí em até quinze minutos”, destacou o Secretário de Saúde, Artur Belarmino. 

A coordenadora do CTA, Isabel Carvalho, chama atenção para aqueles que não possam participar das atividades durante toda essa semana, mas que podem encontrar tanto o teste rápido quanto algum esclarecimento sobre HIV ou AIDS. “Nós atendemos de segunda à sexta, das 7h às 13h, em frente a FAFOPAI. Lá, o anonimato é garantido. As pessoas que se descobrirem soropositivas receberão de nós encaminhamento médico e acompanhamento psicológico,” afirmou Isabel. 

No dia de ontem, a atividade foi com os alunos do Colégio Cônego João Leite. Confira a programação: Colégio Normal (29), FAFOPAI (30) e Escola de Referência Monsenhor Antônio de Pádua Santos (01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário