Social Icons

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Lula e Odebrecht são denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Marcelo Odebrecht, foram denunciados pelo Ministério Público Federal por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. 

O processo, que envolve, além de Lula e Odebrecht acusações contra 9 investigados, foi enviado à Justiça Federal nesta segunda-feira (10).

De acordo com a Procuradoria da República, ‘as práticas criminosas ocorreram entre, pelo menos, 2008 e 2015 e envolveram, segundo o Ministério Público Federal, a atuação de Lula junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos sediados em Brasília com o propósito de garantir a liberação de financiamentos pelo banco público para a realização de obras de engenharia em Angola’.

A denúncia envolvendo Lula, diz respeito a duas partes: a primeira, o acusa de entre 2008 e 2010, quando ele ainda ocupava a presidência da República praticar corrupção passiva. E a segunda, entre 2011 e 2015, de ter cometido tráfico de influência.

Lula deve responder ainda por lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, essa modalidade foi praticada 44 vezes e viabilizado, por meio de repasses de valores justificados pela subcontratação da empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara Rodrigues dos Santos, “sobrinho” de Lula e também denunciado na ação penal.

Além disso, parte dos pagamentos indevidos foram realizados palestras supostamente ministradas pelo ex-presidente a convite da construtora. 

Além do ex-presidente, de Marcelo Odebrecht e de Taiguara ainda fazem parte dos investigados: José Emmanuel Camano Ramos, Pedro Henrique de Paula Schettino, Maurício Bastianelli, Javier Chuman Rojas, Marcus Fábio Souza Azevedo, Eduardo Alexandre de Athayde Badin, Gustavo Teixeira Belitardo e José Madureira Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário