Social Icons

domingo, 16 de outubro de 2016

Clarão misterioso assusta moradores do Sertão do Pajeú e da Paraíba

Foto: Arquivo/ Whatzapp Mais Pajeú

Foi registrado por volta das 21h30min. desse sábado (15), um ‘clarão’, que iluminou a escuridão na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba. O brilho no céu apareceu de forma repentina, segundo a população e foi motivo medo para muitas pessoas.

O clarão foi visto em outras partes da cidade e em municípios vizinhos. Para alguns religiosos não há dúvidas de que isso foi um sinal do fim dos tempos, como professam os textos bíblicos, o que está acontecendo agora já é algo previsto.

Embora para muitos, fenômenos como o que ocorreu nessa noite tenha um simbolismo religioso, tudo indica que o clarão foi resultado da fragmentação de algum corpo celeste, possivelmente um meteoroide, ao entrar na atmosfera terrestre, que é composta de gases e serve como um escudo de proteção contra corpos siderais em rota de colisão com o planeta. A desintegração gera desprendimento de energia pela colisão e alta temperatura, ocorrendo a consequente combustão dos fragmentos e sua queda luminosa sobre a superfície terrestre, o que é chamado de bólido pela astronomia.

O blog Mais Pajeú recebeu relatos de leitores de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tuparetama e Serra Talhada que também teriam visto o clarão.

Um comentário:

  1. Boa noite! Sou integrante da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e confirmo a informação que se tratou de um bólido, ou seja, um grande meteoro que atravessou nossa atmosfera. Já recebemos outros relatos, mas ainda não temos nenhum registro em vídeo ou fotos. Câmeras de vigilância próximas de onde passou o meteoro podem ter registrado a passagem do meteoro, direta ou indiretamente (clarões ou reflexos). Quem tiver como verificar as imagens dessas câmeras, pode ajudar-nos a entender um pouco mais sobre esse meteoro.

    ResponderExcluir