Social Icons

terça-feira, 5 de julho de 2016

Moradores da zona rural de Serra Talhada reclamam do abandono que se encontram as tubulações que trazem água do Rio São Francisco para adutora

O blog Mais Pajeú recebeu uma denúncia sobre abandono nas tubulações que trazem água do Rio São Francisco para a adutora em Serra Talhada. Confira denúncia na integra:

Há um mês atrás recebi uma ligação da zona rural com um pedido de um senhor do sítio pedindo que eu ligasse para a Compesa para comunicar que havia um forte vazamento em uma das tubulações. Cujo vazamento lançava jatos de água com alta pressão. Os vazamentos acontecem na estrada que liga Serra Talhada a Floresta

Comuniquei ao 0800 da Compesa onde fui orientada a comparecer a agência e protocolar o ocorrido, assim fiz. Ao chegar lá tinha uma fila imensa, visto que cumprir o papel de cidadão tem um certo limite, não tendo tempo pra esperar, voltei pra minha residência e liguei novamente e passei todas as coordenadas. Hoje, domingo dia 03/07, não havia comparecido ninguém da Compesa ou de qualquer outro órgão competente para resolver o problema, há um forte barulho no local e dependendo do horário há uma oscilação quanto ao jato que em alguns períodos diminui o volume. 

Não sendo este o único caso, em outras localidades tem vazamentos que ocasionaram sangramento de açude antes seco e a Compesa depois de muito tempo foi resolver, verifiquei também que no trajeto das tubulações constam vários vazamentos alguns deles a água escorre para locais que acumula a água para aproveitamento e em outros simplesmente se perde por não ter barreiros pra receber a água que escorre do vazamento. Há ainda casos de relatos que o rapaz que fazia a fiscalização daquele setor, não aparece faz muito tempo, também irregularidades de encanações clandestinas ao longo do trajeto. 


Outro fator que constata o descaso da Compesa, é que alguns donos de propriedades doaram parte de suas terras em documentos para que fosse construído chafariz. Os papeis foram assinados e até o presente momento nada foi feito. Pior que tem casos dentro de localidades bem próximos de nossa cidade, ainda em bairros que compõe Serra Talhada, existe relatos de que os moradores dispensaram água dos pipas por não precisar pelo simples fato de ter água encanada das tubulações que trazem água para a Adutora. 

Como moradora de Serra Talhada, sinceramente não sei pra que serviu essa adutora em nossa cidade, se queremos água pra beber, temos que comprar por fora, pois a água que nos chega é a mesma do cachoeira, salobra e com cheiro e gosto forte de cloro. 

Não adianta falar tanto em desperdício se a própria compesa conscientiza a população ao contrário, está ai o sentido da frase que diz: FALAR É FÁCIL, FAZER, É DIFÍCIL.

Um comentário:

  1. interessante. as pessoas quando por culpa de um vazamento como presenciei na casa de uma senhora aqui em minha rua, uma conta que vinha uma taxa minima, vei quase 600 reais. e a compesa? vai pagar a quem? vai pra onde esse desperdicio e esse pouco caso a um bem publico? a construção dos chafarizes do pessoal sai ou não?

    ResponderExcluir