Social Icons

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Afogados: 14ª SEMEIA debate Conjuntura Política para o Meio Ambiente

Com o objetivo de analisar a conjuntura política atual e suas implicações para a agricultura familiar agroecológica e para o meio ambiente, diversas organizações da sociedade civil do Sertão do Pajeú realizam a 14ª edição da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA). O evento, que acontece desta quarta até o próximo domingo (05), contará com um seminário sobre a importância da mobilização social para as conquistas de políticas públicas, com palestras, debates, trabalho em grupos e exposição fotográfica.

O encontro, que acontece na Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira (FAFOPAI), conta com a presença de agricultores/as familiares, estudantes e professores/as de escolas públicas, além de membros de conselhos municipais de meio ambiente.

“As organizações também querem contribuir com o debate das eleições municipais realizadas em outubro, e assim serão encaminhadas deste encontro propostas para os candidatos a prefeitos de Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito, nas temáticas de Meio Ambiente e Soberania Alimentar e Nutricional”, destaca o coordenador local da Diaconia, Adilson Alves.

Paralela à programação, uma exposição fotográfica itinerante chama à atenção para as potencialidades naturais e a degradação ambiental do bioma Caatinga na região, impactado pelo desmatamento ilegal, desertificação e poluição das nascentes. A exposição circula até o dia 05 em locais estratégicos das cidades de Carnaíba, Afogados da Ingazeira e Tabira.

Parceria: A SEMEIA é uma realização da Diaconia junto à Casa da Mulher do Nordeste, Centro Sabiá, Projeto Dom Helder Camara, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, Grupo Mulher Maravilha, Grupos Ecológicos Olho de Águia e Corujão, Associação Ambiental Poço Escrito, FAFOPAI, Pastoral da Juventude Rural, Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú (AASP), Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAS) de Carnaíba, São José do Egito e Tabira, além dos Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais (STRs) de Afogados da Ingazeira e São José do Egito.

Programação - 14ª Semana do Meio Ambiente (SEMEIA)
01 de junho - 19h: Abertura

Seminário: O Estado Democrático de Direito e a Conjuntura Política no Brasil (Professor Saulo Gomes) / Debate em plenária

Encaminhamentos: Proposições para os candidatos das eleições de 2016

Exposição fotográfica sobre a sócio–biodiversidade da Caatinga no Sertão do Pajeú e a degradação ambiental (Hall de entrada da FAFOPAI)
02 de junho - 8h30: Seminário / Formação dos Grupos de Trabalho

Seminário: O Contexto Ambiental do Semiárido Impactado pelas Mudanças Climáticas Globais / Debate e Formação dos Grupos de Trabalho

Almoço – 12h 
Trabalho de Grupos – 13h
Apresentação do Trabalho dos Grupos – 14h
Encaminhamentos – 15h
Avaliação e Encerramento – 16h
Mostra de fotografias e diálogo com a comunidade
03 de junho: Teatro José Fernandes de Andrade - Carnaíba - 8h
04 de junho: Praça Arruda Câmara - Afogados da Ingazeira - 8h
05 de junho: Praça Gonçalo Gomes - Tabira - 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário