Social Icons

terça-feira, 10 de maio de 2016

Inscrição no Enem já começaram, confira

Começou ontem (09) um período importante para quem deseja ingressar no ensino público superior no próximo ano. É quando terão início, a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados em participar do exame, marcado para os dias 5 e 6 de novembro, deverão se inscrever até 23h59 do dia 20 de maio. O procedimento é todo online, no endereço www.enem.inep.gov.br/participante.

As quatro universidades públicas de Pernambuco integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para preencher as vagas nos seus cursos de graduação. Portanto, se a ideia é estudar nas Federais de Pernambuco (UFPE), Rural (UFRPE) ou do Vale do São Francisco (Univasf) o candidato tem que se submeter ao exame. O mesmo acontece com a estadual, a Universidade de Pernambuco (UPE), e com os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).

A inscrição no Enem vai custar R$ 68. Uma das novidades é que o pagamento pode ser feito até o dia 25 de maio em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou nos Correios (até o ano passado apenas o Banco do Brasil aceitava a taxa). Recebem gratuidade alunos de escolas públicas que vão concluir o ensino médio este ano e estudantes que se declararem carentes. Vale lembrar que o participante que em 2015 teve gratuidade e faltou um dos dias de prova não terá direito ao benefício este ano. A exceção é se ele tiver justificado a ausência ao MEC.

"Será a terceira vez que participo do Enem. Pretendo me inscrever logo nos primeiros dias para não correr risco de alguma coisa não dar certo. Estou estudando bastante, na escola e no cursinho de redação”, afirma a estudante Marcela Nunes, 17 anos, fera de jornalismo e concluinte do Colégio Santa Maria.

Candidatos que precisarem de atendimento especializado ou específico devem informar, no ato da inscrição, a condição que motiva a solicitação. Devem também enviar, para o site do Inep, documentos médicos que comprovem a necessidade. Já o participante travesti ou transexual que desejar atendimento pelo nome social poderá solicitá-lo na página do participante entre os dias 1° e 8 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário