Social Icons

sábado, 21 de maio de 2016

II Fórum Regional de Educação e Prevenção no Trânsito é realizado em São José do Egito

São José do Egito sediou o II Fórum Regional de Educação e Prevenção no Trânsito evento realizado em alusão a Campanha Maio Amarelo - Atenção Pela Vida, pela X Gerência Regional de Saúde de Pernambuco com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A Campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. E tem como objetivo colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

É realizada durante o mês de maio porque foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU -Organização das Nações Unidas, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Durante este mês também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, lançada em 2013. A cor amarela foi escolhida porque simboliza a atenção e é a sinalização de advertência no trânsito.

Em São José do Egito a Secretaria Municipal de Trânsito - Setrans, realiza a Campanha Maio Amarelo em apoio ao Detran-PE, com a intensificação de blitz educativas, palestras nas unidades de saúde e escolas e ações voltadas para a educação e conscientização de motoristas e pedestres.

O II fórum regional aconteceu no Centro de Inclusão Digital, sexta-feira 20 de maio, com a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal São José que trabalharam a Disciplina de Poesia Popular com o tema trânsito e apresentaram-se com poesia e dança, atividade desenvolvida pela professora Itana Raquel.

Ainda aconteceram as palestras: Primeiros Socorros às Vítimas de Acidentes de Trânsito com o médico Dr. João Veras; Operação Lei Seca "Política Pública no combate aos Acidentes de Trânsito no Estado de PE" com o PM Ten. Cel. Luciano Nunes e Abordagem inicial à Vítima em via Pública com o PAB Cap. Rogério Alves Siqueira.

O prefeito Romério Guimarães falou da satisfação em sediar o II Fórum Regional e parabenizou a X Geres pela iniciativa, como também destacou a importância da educação no trânsito, principalmente às crianças. Estiveram presentes a Gerente da X Geres - Mary Delânia, a Secretaria Municipal de Saúde - Milena Queiroz, o Coordenador da Operação Lei Seca em PE - Ten. Cel. Luciano Nunes, o Capitão Rogério Alves do Corpo de Bombeiros, Dr. João Veras - Médico da ESF de Iguaracy e do Hospital Maria Rafael de Siqueira, o Secretário Municipal de Trânsito - Rômulo Maciel. Além das equipes de saúde de São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Solidão, Carnaíba, Brejinho, Tuparetama, Santa Terezinha, Iguaracy e Itapetim, alunos da Escola Rui Barbosa, o PM Ten. Expedito Matias da Silva - Comandante da Guarda Municipal de Afogados da Ingazeira, coordenadores de atenção básica, epidemiologia, planejamento, saúde bucal, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde, representantes das secretarias municipais de ação social, educação e trânsito e a Secretária de Saúde de Santa Terezinha - Liliane de Souza. 

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Infelizmente o motorista alcoolizado pode ser responsável por 15% dos óbitos no trânsito:
    http://saudepublicada.sul21.com.br/2016/05/10/motorista-alcoolisado-em-15-dos-obitos-no-transito/

    ResponderExcluir