Social Icons

terça-feira, 5 de abril de 2016

Chuvas no Pajeú encheram barragens e tiraram cidades do racionamento

Foto Reprodução Barragem de Brotas: Lívia Cibelle

As últimas chuvas que caíram no sertão do Pajeú tiraram duas cidades que há muito estavam sofrendo com a falta d’água por conta do colapso total de seus mananciais. Brejinho (15 meses sem água nas torneiras) e Itapetim (com 30 meses) foram agraciados com as chuvas e estão oficialmente fora do racionamento, segundo informações da Compesa. De acordo com Washington Jordão, Coordenador Regional da Compesa os mananciais foram quase que totalmente recuperados e as duas cidades têm volume de água para mais uns dois anos se não chover mais. 

Outra boa notícia foi que a barragem de Brotas, localizada em Afogados da Ingazeira, recebeu uma quantia significativa de água. Brotas que apresentava 1% de sua capacidade antes das chuvas agora está com aproximadamente 15%, isto significa que o acumulo de água chega a 4m15cm na parede da barragem. O dirigente disse ainda que esse volume d’água registrado em Brotas dá a tranquilidade de mais um ano, mesmo que não chova mais, isto devido ao uso ser em pequenas proporções, já que também são utilizadas a Adutora do Pajeú e de Zé Dantas. Sobre a normalização do abastecimento em Brejinho e Itapetim, a Compesa informa que vai levar de 15 a 30 dias, pois pelo tempo parado, precisa fazer manutenção nas estações e revisar as tubulações. (Por Anchieta Santos)

Um comentário:

  1. Muito bom ver essas matérias com boas notícias, pois não há nada mais bonito para o sertanejo, do que ver os açudes cheios e o mato verde molhado. Que DEUS continue abençoando o nosso sertão com a graça das chuvas e de boas colheitas para os produtores.

    ResponderExcluir