Social Icons

terça-feira, 29 de março de 2016

Dez casos confirmados do vírus da gripe H1N1 já circulam por pernambuco

O vírus da gripe H1N1 já está circulando por Pernambuco. Este ano foram confirmados pela Secretaria Estadual (SES) de Saúde 10 casos de pacientes que contraíram o vírus em sua forma mais leve e três casos de pessoas internadas com o quadro grave da doença. No ano passado não houve nenhum registro de H1N1 no Estado. Apesar das confirmações, a secretaria diz que ainda não há indícios de surto da doença em Pernambuco, como ocorre em São Paulo, onde 38 pessoas já morreram em decorrência de complicações causadas pelo vírus. O Estado, no entanto, reforçou a vigilância epidemiológica e faz um alerta para que as pessoas participem da campanha nacional de vacinação que será realizada de 30 de abril a 20 de maio.

A gerente de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ana Antunes, explica que ainda não há nenhuma notificação de óbito decorrente da doença no Estado. Este ano, foram feitas 47 notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desse universo, a secretaria coletou amostras de 30 pacientes, sendo 3 positivos para influenza. Entre os casos mais leves, foram coletadas amostras de 125 pacientes. Dez exames laboratoriais já apresentaram resultado. Todos foram positivos para o vírus. “Pelos dados analisados, a identificação do vírus, de fato, tem sido mais frequente, mas não há indicativo de surto”, diz Ana Antunes.

Ela observa que, diante da situação de Estados como São Paulo, é preciso redobrar os cuidados. “Adotamos um controle mais rigoroso no rastreamento dos casos e aumentamos o universo de pacientes que tiveram amostras coletadas”, informa a gerente de Vigilância Epidemiológica.
(JCOline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário